PLANO DE AÇÃO PARA A TRANSIÇÃO DIGITAL

         No âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas, que contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes, necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital. 

      O diagnóstico e a formação a desenvolver neste âmbito, validada através de uma ferramenta de autorreflexão «Check-in», permitiu identificar o nível de proficiência digital (de A1 a C2) dos docentes, e, deste modo, definir o seu percurso de desenvolvimento profissional. Salienta-se em todo este processo, o referencial DigCompEdu (Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores), que responde ao esforço dos diferentes países na promoção da competência digital dos seus educadores, e assenta no princípio de que os educadores devem estar munidos de uma competência digital que lhes permita uma participação ativa na sociedade digital e ser capazes de demonstrar essa competência perante os aprendentes, transmitindo-lhes o uso que fazem das tecnologias digitais.

         A expectativa face à implementação do Plano de Transição Digital, é que se assista a uma transformação focada na aprendizagem e não no ensino, em que as ferramentas digitais tenham um papel facilitador na adoção, em sala de aula, de metodologias ativas, centradas no aluno, que possibilitem maior diferenciação, maior diversificação, maior inclusão, e consequentemente melhores aprendizagens para todos, com autonomia, responsabilidade e sentido crítico.

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